Sites Grátis no Comunidades.net
DESCUBRA OS PODERES DA ÁGUA NO SEU ORGANISMO
DESCUBRA OS PODERES DA ÁGUA NO SEU ORGANISMO

Depois do oxigênio, a água é o segundo elemento vital par aa vida e para a nossa sobrevivência, pois desempenha um papel decisivo nos processos metabólicos do nosso organismo.

Estima-se que o peso do nosso corpo seja constituído por 65% e que as células cerebrais sejam formadas por 70% deste precioso líquido.

A água é transportada para nosso organismo através das bebidas e, também, da comida. Apesar disso todos os nutricionistas são unanimes em admitir que a maioria das pessoas não bebe água em quantidade suficiente não chegando, sequer, aos oito copos diários aconselhados e que são tão essenciais para "limpar" todas as toxinas do nosso organismo.

A água pura é, sem dúvida, a melhor e mais eficaz das bebidas. Facilita todas as reações químicas do organismo humano, sendo ainda um veículo de oxigênio, dos elementos nutritivos e, até mesmo, dos resíduos do organismo. É ela que ajuda a metabolizar as gorduras acumuladas e auxilia os rins a eliminar os resíduos. Matém as mucosas naturalmente úmidas e esfria a temperatura do corpo.

  • Ajuda a emagrecer - Isso acontece principalmente, quando é consumida com fibras solúveis, encontrada por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade.
  • Dá brilho ao cabelo - Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega e, consequentemente, na pele, e nas extremidades, como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas mais fortes.
  • Turbina a saúde - Ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais como o ferro - importante para fortalecer as defesas do organismo.
  • Melhora o desempenho na malhação - O melhor desempenho nas atividades físicas ocorre  porque as fibras musculares "ficam azeitadas" deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras, de contusões, e faz o seu treino render.
  • Previne a celulite - Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos um litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração suficiente, esse processo - e a saúde! - fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento da tão temível celulite.
  • Combate o inchaço - Quanto mais água você bebe, maior o volume de sangue. Com isso, as células ficam mais irrigadas e o organismo não retém sódio - responsável pelo inchaço.
  • Ativa a digestão - Ele ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e tam´bem da saliva e suco gástrico, que atuam na digestão.
  • Promove a absorção dos nutrientes - Vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam de água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, fundamentais para o nosso organismo.